Quem somos
O Tesouro do Estado é uma das três subsecretarias que compõem a Secretaria da Fazenda do RS. Além de gerir as finanças gaúchas, seu papel é zelar pela adequada aplicação dos recursos financeiros, garantindo o funcionamento e desenvolvimento das atividades e dos serviços públicos do Estado. Contribuir para que as finanças públicas sejam focadas em satisfazer as necessidades coletivas a partir de aplicação técnica constitui um fator de estabilização, crescimento econômico e ambiente favorável para o melhor desempenho das políticas públicas. É desse modo que as iniciativas e atividades desenvolvidas pelo Tesouro do Estado buscam oferecer estratégias efetivas, auxiliando a estruturar os sistemas e as diversas formas pelas quais o Estado busca e gera os recursos necessários para o funcionamento justo e sustentável.
O investimento em tecnologia de ponta, inteligência em negócios e novas metodologias de monitoramento da qualidade do gasto, são exemplos que ilustram a atuação permanente do Tesouro. O Tesouro do Estado entende que a tarefa de ser guardião das finanças é de fato uma missão valiosa para toda a sociedade e por isso entende o cidadão como parceiro fundamental dessa missão.
Transparência e personalização: Considera-se transparência a democratização do acesso às informações, em contraposição ao sigilo das mesmas. Mas, transparência não se trata apenas de disponibilizar dados, e sim fazê-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade interessada, chamando a participação nos rumos do Estado. Essa transparência é feita aqui de modo ativo, privilegiando a personalização, ou seja, respeitando as especificações individuais ou pessoais, atendendo as necessidades de cada cidadão, estreitando assim nossos canais de diálogo.